Notcias


Matria do Jornal do Commercio destaca a reciclagem de geladeira

O caderno de economia publicado no dia 12 de setembro falou sobre o trabalho da Revert Brasil na reciclagem de geladeiras.
INOVAÇÃO
Reciclar geladeira vira negócio - Publicado em 12.09.2010
Pernambucanos investem mais de R$ 22 milhões e instalam, em Minas, empresa especializada em reaproveitar materiais sem agredir o meio ambiente
Reciclar geladeiras é a principal atividade da empresa Revert Brasil, que está se implantando na cidade de Careaçu, no Sul de Minas Gerais. A empresa é formada por três empresas acionistas, das quais duas são de empresários pernambucanos: a Publikimagem e a Bom Clima Refrigeração. “Escolhemos Minas porque a localização é muito boa para a logística e está muito próxima dos principais mercados consumidores”, diz o diretor executivo da Revert Brasil, Pablo Magalhães. A implantação da empresa gerou um investimento superior a R$ 22 milhões.
Do total a ser investido, cerca de 50% foram recursos doados pela agência de cooperação da Alemanha, a GTZ.“Eles apoiam projetos ambientais em vários lugares do mundo que contribuam para a redução dos gases que provocam o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio”, explica Magalhães. As geladeiras e freezers contém CFC, um gás que agride a camada de ozônio.
Na Revert, primeiro serão retirados o óleo do motor do eletrodoméstico, o gás CFC do sistema de refrigeração e da espuma que faz o isolamento da geladeira. “A espuma - usada para fazer o isolamento da geladeira - tem quatro vezes mais CFC do que o sistema de refrigeração”, comenta Magalhães. Ambos serão tratados para serem reaproveitados.
“Vamos fazer a manufatura reversa, separando todas as matérias-primas que deram origem à geladeira”, afirma Magalhães. O eletrodoméstico é triturado e o equipamento separa automaticamente o ferro, o alumínio, o plástico e a espuma. “Todo esse material será encaminhado para reciclagem e vamos fechar parcerias com associações de catadores”, afirma Magalhães.
Atualmente, as principais clientes da Revert Brasil são as distribuidoras de energia, incluindo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As concessionárias pagam pela reciclagem da geladeira com recursos dos seus programas de eficiência energética.
Link para assinantes JC: http://jc3.uol.com.br/jornal/identificacao.php?url=http://jc3.uol.com.br/jornal/2010/09/12/not_392432.php

Última Atualização: 08/03/2012 às 09:31




[ver todas]

logo

© Revert Brasil - www.revertbrasil.com.br
Todos os direitos Reservados. CNPJ: 11.412.683/0001-00