A manufatura reversa se baseia no processo de segregação, desmonte e descaracterização de produtos obsoletos, defeituosos ou ao fim da vida útil. O processo consiste em obter a matéria-prima por meio de processos que levam à desconstrução de produtos.
Redução da obtenção de matéria-prima na natureza
A obtenção de matéria-prima por meio da exploração de recursos naturais diminui já que tal obtenção é realizada por meio da manufatura reversa.
Redução de custos com a obtenção de matéria-prima
Os custos para obtenção de matéria-prima pode ser reduzido, uma vez que tal obtenção torna-se mais simples por meio da Manufatura Reversa de produtos inservíveis.
Destinação correta de gases como CFC, HCFC e HF em consoância a legalidade
Com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Protocolo de Montreal, a responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos que destroem a camada de ozônio passou a ser compartilhada entre os geradores e o poder público, bem como os fabricantes, distribuidores e importadores.
Geração de valor para a marca da empresa
Sustentabilidade e ecologia é um dos valores adotados pela maior parte das pessoas, que precisam lidar constantemente com os problemas do lixo descartado de forma incorreta.
Geração de empregos
A manufatura reversa faz com que mais empregos sejam gerados, uma vez que surgem empresas e MO especializada para a realização da manufatura reversa.
Redução do descarte indevido
A manufatura reversa diminui a quantidade de lixo que seria descartado em aterros sanitários ou em locais inadequados.
Manufatura Reversa
O processo de manufatura reversa consiste em desmontar, separar partes e extrair diferentes elementos de cada componente para destiná-los como matéria-prima para outras indústrias, ou seja, uma lógica que faz o caminho contrário ao da produção de equipamentos.
Vamos entender a seguir como funciona todo o processo de descontrução para reconstruir.
